terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Recado para torcedores exaltados

Torcedores do Juventus da Mooca
A exaltação, o delírio, e a paixão cega de alguns torcedores de futebol nas redes sociais têm tornado o debate do esporte chato. Um exemplo: o Facebook. Qualquer comentário que você faça na rede social vem acompanhado de intolerância, piadinhas infames, idéias preconceituosas, e a pompa, a ostentação de riqueza: minha sala de troféus é maior do que a sua. Sabe aquela sala de troféus totalmente iluminada para realçar o brilho das grandes conquistas em campo? Sim, na discussão entre torcedores, este assunto impera. Meu time é melhor do que o seu, porque você não ganhou o campeonato ‘x’, ou foi vice no ‘y’, e você é um estúpido de torcer por ele.

Geralmente, esse tipo de comentário vem acompanhado de um ‘kkkkk’ para mostrar que o cara ainda está rindo copiosamente da sua cara. É inegável que esse tipo de comportamento foi acirrado pelas inflamadas declarações de dirigentes de clubes, que sempre tem mais espaço do que deveriam para soltar suas palavras apimentadas e tempestuosas.

Mas o torcedor guiado pela cegueira de seu amor perde a noção e a razão, tornando-se um selvagem, um irracional, discutindo ou marcando confrontos via redes sociais, ampliando a violência. Fazendo uma análise fria, você defende com garras e unhas, e usa de violência para defender a honra e a história de uma ‘empresa’ que está incluída em um sistema milionário. A pedra que você atira no vidro do carro blindado volta na sua cara. É muito bom ter o melhor time, aquele finalista de todos os principais campeonatos, e ter indiscutivelmente uma grande escola de futebol, porém, a emoção não pode se desvincular da razão.

O Corintiano, Palmeirense, ou São Paulino, que admite torcer contra o Santos no Mundial de Clubes, ou o anti-Corintiano que antes do jogo final fez diversas piadas ligando a morte de Sócrates com a possível derrota do Corinthians, não sabem o que é a essência do futebol. Talvez, torcedores de times pequenos como o Juventus da Mooca, ou América do Rio de Janeiro, pudessem dar uma palestra, para explicar o que é torcer, amar um clube de verdade, e como é brincar com o adversário derrotado, ou saudar o vitorioso. Reconhecer mérito pelo seu êxito, e buscar ser o melhor na próxima vez. Esse é o esporte. Esse é o futebol.          

Imagem retirada deste link
Follow Fabricio_blog on Twitter

Nenhum comentário: