sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Messi, o artista em busca da sua obra prima: Copa do Mundo - Brasil 2014


Messi comemora título 
No início de 2006, em uma praia de Florianópolis, eu conversava com um argentino sobre futebol e tínhamos um consenso: Ronaldinho Gaúcho era o melhor jogador do mundo naquele momento. Antes da Copa do Mundo – no mesmo ano - cogitava-se até que ele superaria Maradona, tornando-se um dos maiores jogadores de todos os tempos, mas após o Mundial, as expectativas irreais e exageradas caíram por terra. No mesmo papo, o argentino exaltou as qualidades de Messi (meia e atacante), afirmando que ele seria um grande craque. O hermano tinha razão!


Hoje, o jogador argentino de 24 anos é uma feliz realidade para os amantes do futebol, desfilando sua arte, categoria, e habilidade, em um dos melhores times já formados na história do futebol. O Barcelona é pura magia. E para Lionel Messi, o céu não é o limite. Estamos diante de um artista no auge da sua inspiração, construindo sua obra: o craque superou a casa dos 200 gols pelo Barcelona e caminha para ser o maior artilheiro da história do time catalão, pelo qual ele já conquistou 18 títulos. Sim, 18 títulos!  No início de janeiro, Messi deverá  ser eleito pela terceira vez consecutiva pela Fifa o melhor do mundo, algo inédito. Igualará Ronaldo e Zidane em troféus do tipo.

 Em 2011, Messi já anotou um total de 55 gols, seu recorde num ano: marcou pelo Mundial de Clubes, pela Copa dos Campeões, pelo Espanhol, pela Copa do Rei e pelas Supercopas tanto de Europa quanto de Espanha. Se em 2012, e 2013, o argentino manter sua regularidade, levando a Argentina à classificação para a Copa de 2014, estaremos registrando a história de um jogador que estará bem próximo do topo, assim como Ronaldinho, - mas com muito mais força, muito mais futebol dado a diferença no estilo de jogar de ambos. Na próxima Copa, Messi estará bem maduro para o futebol - 27 anos de idade -  um ano a mais que Maradona na Copa de 1986. Ganhar a Copa do Mundo, dentro da casa de seu principal rival, sendo decisivo na conquista da taça, levará Messi ao patamar de Maradona. Será a obra prima de um artista de talento raro. Como torcedor da seleção brasileira, espero que esse exercício de futurologia não se concretize, mas, como amante do bom futebol - e jornalista que estará presente na cobertura do evento - aguardo somente futebol da melhor qualidade. De qualquer forma, é importante acompanhar Messi de perto, assistir a todos os seus jogos no Barcelona ou na seleção Argentina e guardar na memória todos os movimentos de um craque brilhante com jogadas inesquecíveis.

Imagem retirada deste link 
Follow Fabricio_blog on Twitter

Nenhum comentário: