quinta-feira, 28 de maio de 2009
Barco da educação
O rumo que a educação no país vem tomando continua preocupante. Conheço bem os problemas do ensino porque estudei desde pequeno em colégios estaduais e municipais. O perfil que o censo da educação básica de 2007, traçou do professor brasileiro nas redes pública e privada de ensino é bem claro quanto ao descaso . Em todos os níveis de instrução há parcelas significativas de mestres, no mínimo 13%, sem a formação mínima exigida em lei. O caso mais grave se localiza entre a 5ª e a 8ª séries do ensino fundamental, com 27% de profissionais não qualificados. Particularmente alarmante é a situação no ensino de disciplinas estratégicas -como matemática e física. No ensino médio, só um quarto dos professores de física tem licenciatura na área. Em matemática, 34%. Sem a qualificação mínima exigida, esses profissionais dão aula para cerca de 600 mil alunos. Assim o nível do ensino vai afundando cada vez mais, o interesse das crianças e adolescentes diminui, e como não há reprovação por faltas em muitos estados, o diploma no final é garantido. Isso tudo está diretamente ligado ao salário vergonhoso dos professores, e a falta de competência do governo. Vejamos o exemplo do estado de São Paulo, que faz "vista grossa" para o material enviado as escolas. A gestão de José Serra permitiu que livros impróprios chegassem a alunos da terceira série (faixa etária de nove anos). Um possui frases como "nunca ame ninguém. Estupre". O outro - que já foi recolhido - continha palavrões e expressões de conotação sexual. Também não posso deixar de esquecer o leitor, da cartilha que o governo mandou para escolas com "dois Paraguais". Após questionamento do jornal Folha de São Paulo, a Secretaria da Educação de Serra (PSDB) decidiu retirar os livros das salas de aula. Os exemplares, no entanto, permanecerão nas escolas, para consulta de alunos mais velhos. Gostaria muito de saber como a secretaria faz a escolha dos livros e porque os livros só foram retirados após o jornalista questionar. Essa análise não deveria ter sido feita antes? Os caminhos que o barco da educação toma tem problemas e buracos vísiveis. Falta conduzir melhor as necessidades aparentes para não afundar de vez e quem sabe futuramente melhorar a qualidade da educação.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
a educação é um assunto complicado aqui. quer dizer...mais um...sugiro que veja o documentário "pro dia nascer feliz". é difícil de achar...mas vale a pena. =]
beijo
Bia,
Agradeço muito pela dica! Ainda mais sendo fanático por documentários. "Pro dia nascer feliz", de João Jardim, faz parte de minha coleção. É muito bom mesmo. Outro desse diretor que não tem a ver com educação, mas que também é fantástico é "Janela da Alma". Recomendo tb.
=]
beijo
Postar um comentário