segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

A morte anunciada dos bons desenhos animados

Os tempos mudaram muito desde minha época de criança. E como era bom se divertir assistindo a um bom desenho animado. Hoje em dia as crianças estão preferindo "novelinhas" como "High School Musical" e "Hanna Montana".

Essa constatação emerge da liderança do canal a cabo, Disney Channel, que desbanca o Cartoon Network, que estava em primeiro lugar na audiência desde 2001. A informação foi publicada na coluna de Daniel Castro na última semana.

A programação do Disney Channel é quase toda formada por séries com "pessoas reais". Não tenho dúvida que essa preferência esteja relacionada com a precocidade das crianças, o avanço da tecnologia - internet, videogames que interagem cada vez mais com os pequenos.

No começo da década os desenhos clássicos deram seu último suspiro com a estréia do canal Boomerang, que era dedicado a exibição de clássicos como "Os Jetsons", "Os Flinstones", "Scooby-doo", "Manda-Chuva", "Corrida Maluca", "Zé Colméia", "Johnny
Quest", entre tantos outros.



O processo de descaracterização do canal resultou da baixa audiência que veio a reformular a programação para concorrer com o Disney Channel, deixando de lado os clássicos.

É curioso como a própria indústria do entretenimento não se vê como partícipe de um processo cada vez mais acelerado de transformação das crianças em sujeitos de um universo de consumo cada vez mais complexo e sofisticado.

O que consome uma criança que só vê desenho animado?

Algumas dezenas de produtos licenciados com a imagem do herói.

O que consome uma criança que vê séries?

Além das dezenas de licenciados, consome o estilo de vida e comportamento dos seus personagens prediletos. Apesar da baixa qualidade das produções, é muito mais negócio nos dias de hoje.

Se há, de fato, uma precocidade nas crianças de hoje em dia, está no fato de que elas entram na máquina de entretenimento e consumo cada vez mais cedo. Tenho uma prima que com 8 anos de idade, rejeitou e deu risada quando eu lhe dei um dvd com " o melhor dos Smurfs".

Pretendo ter filhos um dia e acho que só me sentiria tranquilo com ele assistindo aos desenhos educativos da Rede Cultura, já que é o que sobra de bom. Infelizmente muitos grandes personagens foram definitivamente enterrados e dificilmente voltarão ao ar.

Todos nós temos uma pequena criança dentro de nós. Ela é guardiã de todas as nossas vivências e lembranças infantis. Vamos vivendo e deixando muitas coisas de lado. Enquanto isso, resgato um pouco do passado e vou baixando episódios dos meus favoritos Caverna do Dragão, He-man, Thundercats e assim a criança continua desperta para reestabelecer esse elo que nunca deverá ser esquecido.

Fonte:
Folha de São Paulo Follow Fabricio_blog on Twitter

5 comentários:

Unknown disse...

Realmente faz muita falta ter desenhos bons como os antigos na tv. Acho que é legal apesar de ser mais para o publico adolescente e adulto é Os Simpsons.
Texto muito legal!

Anônimo disse...

Gostava de Tom e Jerry e Ursinhos Carinhosos; rs. Mas é muito verdade que faz muita falta desenhos legais. Hoje só tem essas series e desenhos japoneses que só incitam a violencia. Deveria ter um canal na tv aberta só para passar os classicos. Uma pena ser só um sonho distante.

bjs

Fabrício Amorim disse...

Simpsons é muitoooo massa!!!
Um brinde de Duff a Homer Simpson..

kecia disse...

é foda!!
Seu texto fala exatamente o que penso.. sempre pensei em ter filhos um dia e pensava no medo de ele parar e programas que eu nao gostaria!
A Tv Cultura me criou!E sou mto grata a ela e atodos os personagens marcantes da legendaria tv.. desenhos como Pica-Pau, tom e Jerry( adooooooro), Pantera cor-de-rosa,Smurfs(sim!!!),Carvena do dragao e mtos outros foram meus melhores amigos por mto tempo e sinto mto em nao te-los mais.Ainda que na Boomerang daki eles passam os velhos classicos nos horarios ingratos e entre umas coisas que nao entendo, mas passam!!
é o fim meus amigos!!A criatividade e o bem senso foram tirados a lata do lixo e nao sei como podemos lutar contra eles :s
Mas segurei como vc, baixando, buscando e revendo meus companheiros eternamente!E ai se meu filho nao gostar rs....

Humberto Camargo disse...

Meu filho vai fazer 9 anos e adora desenhos, seus ídolos são pica-pau, tom e jerry, ben 10 e outros mais modernos. Sempre que tenho oportunidade assisto com ele.
Inclusive o DVD que ele mais gosta e de episódios de Caverna do Dragão oferecido pelo autor deste blog.
Abraços.