terça-feira, 15 de março de 2011

Momento Scliar

Neste novo espaço que denomino “Momento Scliar”, minha intenção é homenagear este grande escritor, que faleceu aos 73 anos, na semana passada. Desde já sinto muita falta da coluna que Moacyr Scliar escrevia no caderno cotidiano, na Folha. Eram segundas feiras de textos ficcionais sublimes, sempre baseados em notícias reais publicadas pelo jornal. Minha idéia nesta nova série de postagens é fazer o mesmo, me rendendo, claro, a minha falta de recursos literários em comparação ao mestre. Scliar publicou mais de setenta livros, entre crônicas, contos, ensaios, romances e literatura infanto-juvenil. Seu estilo leve e irônico lhe garantiu um público bastante amplo e fiel, que agradece cada palavra. Obrigado Scliar.

HONG KONG - Ao som de música ambiente vinda dos alto-falantes, Kelvin Kwong ajoelhou-se e declarou seu amor por sua noiva, Ashley Tse, diante de um grupo de barulhentos representantes da mídia. A festa de noivado dos dois, promovida no Dia de São Valentim, ou Dia dos Namorados, inaugurou o novo e fortemente promovido serviço nupcial dos restaurantes McDonald's em Hong Kong, os primeiros do mundo que oferecem McCasamentos.

New York Times, 14 de março de 2011.

___________________________________________________________________________
Eles estavam dividindo uma mesa, e mal sabiam que um ano depois estariam dividindo cama.
_________________________________________________________

Eles não se conheciam, mas foram obrigados a sentarem-se juntos à mesma mesa em uma lanchonete do Mc Donald´s. A educação falava mais alto. E por isso, pareciam estar sozinhos. Ambos eram muito tímidos e evitavam à todo preço falar ou manter contato visual. A concentração dela era toda focada no lanche, que era devorado com calma e tranqüilidade. Já ele não tinha concentração em nada. Atraído pelo charme da moça, não conseguia disfarçar o interesse nela. O silêncio na mesa dos dois era quebrado pelo falatório ao lado, que se multiplicava com conversas acaloradas e sem sentido. Na cabeça dele, a vontade de falar alguma coisa amadurecia, até que se decidiu: por um momento respirou fundo, tomou coragem e ofereceu a moça uma batata. Ela aceitou, com um sorriso no canto da boca, e comeu. No outro dia, encontraram-se no mesmo lugar. Dessa vez, quem ofereceu a batata foi ela. Movidos por um novo sentimento que aflorava, o almoço era a melhor coisa do dia. E o “fast food” se tornou uma rotina. Um ano e alguns meses depois, lá estavam eles entrando no Mc Donald’s, mas dessa vez para dar um passo diferente. A festa de noivado dos dois, promovida no Dia dos Namorados, inaugurava o Mc Casamento. Ali estavam todos os seus amigos e colegas,  para brindar com muito milk shake e sanduíches a Mc união. A batata venceu a timidez.                

Foto retirada deste link
Follow Fabricio_blog on Twitter

Nenhum comentário: