sábado, 28 de março de 2009

Ciclistas invisíveis

Depois de pedalar hoje de manhã alguns quilômetros com minha bicicleta no parque do Ibirapuera, chego em casa e me deparo com a notícia que um colega ciclista foi multado após integrar um protesto em São Paulo. O integrante do evento World Naked Bike Ride (algo como "passeio mundial de ciclistas nus"), recebeu da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), uma multa no valor de R$ 1.289,25 por gerar "interferências no tráfego viário". A proposta do passeio nu, é protestar contra a "opressão" que as bicicletas sofrem no trânsito das grandes cidades.

Segundo nota divulgada pela assessoria de imprensa da CET, "os organizadores da Pedalada Pelada não protocolaram na companhia nenhuma solicitação para que o passeio ciclístico fosse realizado. Assim, o evento foi considerado irregular - sem prévia autorização da autoridade de trânsito, e, por isso, foi multado conforme prevê a lei". A CET diz que o valor da multa abrange os custos do "serviço prestado" pelo órgão para dar fluência ao trânsito no dia da manifestação, acrescidos de 50%, de acordo com o que determina a lei municipal.

Espero que o colega ciclista não pague essa multa absurda e continue a divulgar o protesto que é relevante e muito importante para os "fantasmas" que andam todos os dias por aí, sendo desrespeitados por todos os lados na briga por um espaço no trânsito. Quem anda de bicicleta em São Paulo encontra-se nu, totalmente desprotegido, e com a dúvida diária se voltará bem para casa. Hoje, a capital possue 17,5 quilômetros de ciclovias em ruas e outros 19 quilômetros em parques.



Isso é muito pouco! Achei interessante a ideia de alugar bicicletas em algumas estações de metrô. De acordo com o site G1, de 16/03, o projeto de aluguel de bicicletas, em seis meses, já conta com mais de 5 mil clientes diferentes. O empréstimo é gratuito na primeira hora e, a partir da segunda, custa R$ 2 por hora. Como o sistema é interligado, é possível pegar a bike em uma estação e devolver em outra.

Este sistema pode até funcionar, mas e o perigo para os ciclistas? O governo quer criar uma "cultura da bike", para incentivar os motoristas a deixarem o carro em casa, mas se esquece de dar mínimas condições de usufruir as vias com segurança. A cidade de São Paulo é muito grande, porém muita gente se aventura fazendo longos percursos em meio ao trânsito caótico. Uma pesquisa do Metrô na região metropolitana, revelou que são feitas 300 mil viagens de bicicleta por dia, 71% delas por motivos de trabalho.

Ando quase diariamente de bicicleta, e chego mais rápido aos lugares. Vejo pelas ruas e avenidas o total desrespeito de veículos comuns, taxistas, motoristas de ônibus, e motoqueiros. Um dado alarmante, segundo a CET, prova a minha preocupação. Um ciclista morre a cada 5 dias em São Paulo em decorrência de acidentes no trânsito. É importante a criação de ciclovias, juntamente com o transporte público de qualidade. Como vou esperar por ações do governo pedalando, só peço um pouco de respeito e bom senso a todos que leram este post. Não estou forçando ou pedindo muito. Agora a CET...


Fontes:
g1

Movimento Nossa São Paulo -

http://pedalante.wordpress.com/2009/01/14/sempre-marcia/ Follow Fabricio_blog on Twitter

2 comentários:

Unknown disse...

Já fui atropelado na Zona leste, na Radial. Agora tem uma ciclovia legal lá. Provavelmente não teria os pinos que tenho hj se estivesse sido contruido antes essa via...

abraço..
Bem legal o post!!!

Dj Kabeção disse...

Lamentável....metrô e ciclovias pela cidade inteira já...Essa é a solução para diminuir o transito caótico dessa cidade.

Abraço.