Achei interessante a exposição em Londres chamada Forever 27. Astros do rock como Jimi hendrix, Janis Joplin são mostrados com fotografias e suas histórias. Sempre achei macabro e curioso a morte dos astros da música, aos 27 anos. Segundo a numerologia, o número "27" significa a transição de mais uma fase. No mundo do rock, qual estágio seria esse? Eu lhes respondo. É a consagração para virar mito.
Quero começar falando de Robert Johnson. Gravou 29 músicas em 1936. De acordo com uma lenda que é representativa na história do Blues, Son House (um bluesman reconhecido por sua técnica com o violão), desmereceu Johnson que tentava se fixar como um músico de respeito. A volta por cima de Robert começou um mês após ter feito um pacto com o diabo em uma encruzilhada. Ele entregou sua alma ao diabo em troca de se tornar o maior bluesman de todos os tempos. Robert morreu envenenado aos 27 anos. Suas músicas são as mais regravadas até hoje na história do Blues, fora a influência nos maiores guitarristas da história.
É um consenso eleger Jimi Hendrix como o melhor de todos os tempos nas listas de jornais e revistas, pela sua influência nos guitarristas do mundo todo até hoje. Auto-didata, abusava da alavanca, das microfonias e criou pedais de distorção que são usados com frequência por muitos guitarristas hoje em dia. Era canhoto e tocava com as cordas invertidas. Gostava de Muddy Waters e Robert Johnson. Os técnicos de som de Jimi tinham dificuldade de manter seu equipamento funcionando em turnês, porque ele ligava tudo no máximo sobrecarregando além do limite. Morreu aos 27 anos com intoxicação por barbitúricos e sufocado pelo próprio vômito.
Com a amizade entre Jim Morrison e Ray Manzarek surgiu em uma praia de Los Angeles a idéia para o surgimento do "The Doors". A banda em pouco tempo de estrada deixou de ser "underground" e passou a ser o queridinho da mídia e dos adolescentes. Jim era provocador, foi preso algumas vezes, inclusive durante um show. Abusava das drogas. principalmente do álcool e usava qualquer coisa que o ofereciam. Morrison faleceu em Paris, aos 27 anos. O relatório oficial diz que foi um ataque cardíaco, porém, a muita especulação sobre sua morte.
Em 1962, Brian Jones convidou Mick Jagger e Keith Richards para montar uma banda que acabou se chamando "Rolling Stones", inspirado em uma canção de Muddy Waters. No início do grupo, era o único que sabia ler e escrever partituras. Lançou dez discos junto com os Stones, e era conhecido por sua versatilidade musical, tocando vários instrumentos diferentes, ainda que tenha se notabilizado como guitarrista da banda. Jones morreu em 1969, aos 27 anos, afogado na piscina de sua casa. Sua morte foi considerada acidental e ainda é rodeada de muito mistério.
Janis Joplin foi a primeira branca a ter reconhecimento no mundo do Blues, além da potência como cantora de rock. Em 1967 alcançou a notoriedade no festival de Monterrey com a banda Big Brother & Holding Company. Ela esteve no Brasil em 1970, tentando se livrar do vício da heroína. Não realizou nenhum show a não ser em uma noite em um bordel, bêbada. Em sua estadia no hotel Copacabana Palace foi expulsa por fazer topless e nadar nua na piscina. Joplin criou uma comunidade hippie que existe até hoje na Bahia, e teve uma breve relação amorosa com o roqueiro brasileiro Sergei. Após o sucesso, se tornou cantora solo e alardeava centenas de conquistas sexuais, bebendo constantemente e usando heroína. Seu grande momento aconteceu no festival de Woodstock em 1970. Joplin morreu em 1970, aos 27 anos, por overdose de heroína. O álbum "Pearl" foi lançado seis meses após a sua morte.
Em 1987, a banda "Nirvana" foi montada por Kurt Cobain e Krist Novoselic. O grupo começou como uma banda de garagem, com Cobain sendo o letrista e guitarrista em todas as canções. Em 1991, o disco Nevermind é lançado pelo selo Geffen Records, e reforça um novo estilo musical: o "Grunge".Com a crescente popularidade do grupo na época, Kurt se torna viciado em heroína e tem uma filha, com a integrante do grupo "Hole", Courteney Love. O falecimento de Cobain em 1994, aos 27 anos, é atestada como suicídio, com um tiro na cabeça, apesar de muita polêmica atrás de sua morte. A autópsia encontrou traços de tranquilizantes e heroína no sangue de Kurt. Segundo o laudo, com a quantidade da droga que Kurt ingeriu, não haveria tempo para disparar a arma.
É mais uma morte misteriosa aos 27 anos. Realmente é curioso analizar, até quando a influência direta desses ícones da música perdurarão nos tempos; porque a raiz já está estabelecida nas profundezas da música.
2 comentários:
Macabro é pouco Fabricio nunca tinha reparado que tds perderam suas vidas aos 27 anos e após terem lançados discos e criado musicas que mesmo com o passar dos anos não deixam de ser referencia pra muitas bandas e sempre estarão eternizados em nossas lembrenças de meros mortais e fãs!
Postar um comentário