sexta-feira, 19 de setembro de 2008

O sonho do Pink Floyd original acabou

A morte do tecladista da banda Richard Wright, frusta as expectativas do fãs  de uma reunião clássica. Wright faleceu de câncer, tinha 65 anos e foi o maior responsável pelo som espacial do grupo, principalmente na fase psicodélica, em que as experimentações eram constantes. Era o integrante mais quieto nas entrevistas, de personalidade introspectiva, mas com talento reconhecido em seu instrumento e letras.

Na música Sysyphus, do albúm duplo "Ummagumma" de 1970, misturou órgãos, sintetizadores e piano, demonstrando sua originalidade. No disco seguinte Atom Heart Mother, em que cada um dos integrantes da banda  faz a criação de cada faixa, Wright contribuiu com "Summer 68", canção simples, porém que confunde a cabeça dos fãs.

Já na canção "Echoes", lado b inteiro do albúm "Meddle"(1971), Richard contribuiu para uma das mais emblemáticas introduções de uma música do Floyd. Influenciado por Miles Davis, dava tom sombrio as letras de morte, loucura e solidão de Roger Waters e David Gilmour, em arranjos marcantes e únicos.

As brigas entre os integrantes com Waters, nas gravações do disco The Wall, foram decisivas para o fim da banda. Em 1982, o grupo separa-se e começa uma briga judicial pelo nome Pink Floyd, que perdura até hoje. A banda se reuniu novamente sem Roger Waters, para realizar um show em 1994, que virou o cd e dvd "Pulse".

Somente em 2006 o Floyd faria um show com a formação original. Foi o encerramento do "Live 8" em Londres, com vinte minutos de apresentação, com músicas escolhidas por Gilmour, Mason e Wright.

Assisti a essa última apresentação em casa, ao vivo, e tenho que confessar que me emocionei. Imaginei como seria ver a banda que me marca a 10 anos, na minha frente. Sempre tive muita esperança, já que a banda nunca veio ao Brasil.

Para você caro leitor, qual é o maior espetáculo da Terra?

Respondo que um show do Pink Floyd preenche todos os requisitos para ser denominado assim.
Agora para nós fãs, só resta sonhar como seria ver ao vivo uma das três maiores bandas de todos os tempos no Rock´n roll.

Richard Wright (1943-2008)
Follow Fabricio_blog on Twitter

Nenhum comentário: