|
Conca comemora o título brasileiro |
Não me empolguei com nenhum esporte este ano, e o resultado foi à escassez de postagens sobre o assunto. As emoções fortes de 2009 passaram longe dos 365 dias seguintes. O basquete da seleção masculina mesmo com diversos destaques no time continua a envergonhar. Já Bernardinho e sua trupe levantaram o troféu, mas a que preço? A vitoriosa seleção canarinho entregou o jogo para a Bulgária na segunda fase do torneio - em que os perdedores eram beneficiados com um grupo mais fácil. Caminho mais simples escolhido pelo “jeitinho brasileiro”. Mas o que decepcionou a muitos foi a 'entrega' de Felipe Massa, na Fórmula 1. O piloto teve seu momento “Barrichello” e permitiu a passagem de seu companheiro de equipe Fernando Alonso para vencer o GP da Alemanha. Não assisti mais nenhuma prova da categoria após esse triste episódio. Das pistas para as quadras de tênis, o suíço Roger Federer finalmente foi desbancado da primeira posição do ranking mundial, e o espanhol Rafael Nadal agradece. Foi um ano de sorrisos para Nadal e milhões de conterrâneos que enfim comemoraram o primeiro título mundial da Fúria,
em uma Copa do Mundo com exibições fracas e pouco futebol. Os comandados de Dunga protagonizaram o maltrato da tão criticada Jabulani, e após a eliminação o técnico caiu, dando lugar a Mano Menezes que deixou o Corinthians no ano de seu centenário. O clube paulista cedeu o técnico para a seleção, mas em troca ganhou um estádio que deverá sediar a abertura da Copa do Mundo em 2014. Tudo ajeitado no estreitamento de relações entre Ricardo Teixeira e Andrés Sanches.
Foi o máximo de alegria para os corinthianos que não levaram nenhum título, apesar do Brasileirão ter se aproximado do parque São Jorge. Não deu. O Fluminense levantou a taça em um campeonato que se destacaram dois jogadores: Conca e Montillo. O fato de estrangeiros ocuparem o vazio de craques por aqui preocupa. Onde está aquele menino camisa 10, que joga no meio campo, e é o maestro do time? Estamos formando nas categorias de base somente carregadores de piano? Fica a questão aberta para uma reflexão mais aprofundada em 2011. Para finalizar a breve retrospectiva do esporte, não posso deixar de comentar a confirmação da Confederação Brasileira de Futebol sobre o reconhecimento das conquistas da Taça Brasil e do Torneio Roberto Gomes Pedrosa, disputados de 1959 a 1970, como títulos brasileiros. Breve como tirar um band-aid: quer dizer que o Palmeiras foi campeão brasileiro duas vezes em 1967? Parabéns ao alviverde, e também ao Santos. De acordo com a Folha, a decisão da CBF de reconhecer os títulos foi tomada com base num estudo encomendado pelos clubes que conquistaram títulos de âmbito nacional no período anterior à criação do Campeonato Brasileiro. Ah ta! Entendi. Agora Santos e Palmeiras possuem oito conquistas cada e Bahia, Botafogo, Cruzeiro e Fluminense também passam a ter mais um título nacional cada em sua conta. A CBF é uma mãe. Acerta os ponteiros para o interesse de todos. Toda hora tem pão quente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário