quinta-feira, 16 de julho de 2009

O grupo Baader Meinhof

No último fim de semana assisti a um filme que me fez querer vê-lo novamente. E fazia tempo que não via algo bom. E bem longe dos Estados Unidos, que tem se repetido constantemente com poucas coisas boas e inovadoras. "O Grupo der Baader" é uma produção compartilhada entre Alemanha, França e Repúblilca Tcheca, com a direção de Uli Edel. O filme conta a história de pouco mais de uma década do RAF, na Alemanha - grupo político extremista que atuou no final dos anos 60 e 70. A adaptação é um retrato da ideologia motivada pelo espírito de maio de 68. O radicalismo de jovens criados no período pós-nazismo liderados por Andreas Baader, Gudrun Ensslin e Ulrike Meinhof, levou até as últimas consequências sua batalha esquerdista na tentativa de barrar o imperialismo americano, os governos totalitários e romper o pensamento fascista. O roteiro do filme é um mergulho profundo nos bastidores do grupo Baader Meinhof. É muito interessante compreender como foi criado, sua evolução e ruína, além do contato que a facção mantinha com outros grupo internacionais. Na escassez de bons filmes na atualidade, recomendo de olhos fechados, e quando puder, assisto de novo! Com eles bem abertos...

Follow Fabricio_blog on Twitter

5 comentários:

Dj Kabeção disse...

Boa Dica....Vou tentar ver.

Abraço

Dj Kabeção disse...

Der Baader Meinhof Komplex

Gênero: Ação
Duração: 150 min.
Origem: Alemanha
Estréia 24 de Julho de 2009
Direção: Uli Edel
Roteiro: Stefan Aust e Bernd Eichinger
Produção: Imagem Filmes
Censura: 14 anos
Ano: 2008




Na Alemanha nos anos de 1970. Ataques de homicidas com bombas, a ameaça do terrorismo e o medo de um inimigo infiltrado estremecem as fundações da ainda frágil democracia germânica.

Os radicais filhos da geração nazista, liderados por Andreas Baader, Ulrike Meinhof e Gudrun Ensslin lutam uma violenta guerra contra aquilo que eles denominam a nova face do facismo: o imperialismo americano apoiado pelo estabelecimento alemão, sendo muitos dos seus membros com passado nazista. O objetivo do grupo é criar uma sociedade mais humana; mas ao empregar membros desumanos, o que fazem é espalhar o terror e derramar sangue, perdendo assim a própria humanidade. Ironicamente, o único que os compreende é também aquele que os caça: o chefe da polícia alemã, Horst Herold.

Ao mesmo tempo em que obtém sucesso em sua cruel perseguição contra os jovens terroristas, Horst também sabe que está lidando apenas com uma ponta do iceberg.

Unknown disse...

Nunca ouvi falar nem do grupo e nem do filme! Mas achei bem interessante! Boa!

bjs

Bianca Mól disse...

Não tinha ouvido falar! Parece ser interessante...Pelas minhas postagens antigas, dá pra perceber que adoro esses assuntos :) Parece coisa de doido, mas conflitos mundiais grandes/suas ramificações são questões que adoro estudar.

Vai entender.

Beijos!
Bianca

Fernanda Baccarat disse...

OLá!Se quiser fazer uma cópia e deixar lá no vô eu agradeço...rsrs!
bjjsss.....