quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

O exemplo do Pan no Rio

Como todos devem saber, o Brasil, foi escolhido pela Fifa para sediar a Copa do Mundo de futebol em 2014.

A concorrência entre os Estados se acirra no começo deste ano para abrigar partidas. Entre eles: Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Maceió (AL), Manaus (AM), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP), brigam pela passagem da Copa por suas cidades.

Nestas cidades, 14 estádios serão reformados para receber o Mundial. Em outras quatro, as arenas ainda serão construídas, todas no Nordeste. Em Maceió, será a Arena Zagallo. Em Natal, o Estádio Estrela dos Reis Magos. E mais a Arena Recife-Olinda, em Pernambuco, e a Arena Bahia, em Salvador. A entidade máxima do futebol vai anunciar em março as 12 sedes do Mundial.

Todos os Estados precisam de obras para abrigar uma partida do Mundial. Adaptar os modestos estádios brasileiros às recomendações técnicas da Fifa exigirá reformas colossais e a construção de novas instalações. Nem mesmo os construídos mais recentemente, cumprem os requisitos básicos, a começar pelo conforto do público.



A avaliação da Fifa levará em conta não apenas os projetos de estádios, mas obras previstas em setores como hotelaria, transporte e serviços, a indicação de possíveis investidores, venda de ingressos, estrutura para treinamentos, facilidades para a mídia, possibilidade de realização de congressos e eventos, segurança, telecomunicações, transportes, capacidade de acomodação e garantias governamentais.

Os argumentos a favor dos gastos públicos com a Copa do Mundo no Brasil dizem que o certame trará empregos, aumentará o fluxo turístico, promoverá a revitalização de áreas urbanas e garantirá investimentos de peso no país.

Como o dinheiro não nasce em árvore, parte da verba virá dos cofres da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), beneficiária dos patrocínios da seleção brasileira, mas os gastos com infra-estrutura nas cidades onde acontecerão os jogos – construção de estádios, obras em estradas, aeroportos e sistemas de telecomunicações – correrão por conta do estado, ou seja, serão bancados com dinheiro público.

É aí que a Copa me incomoda. Sou totalmente contra o uso de verba pública.

A estimativa de custo da Copa entregue a Lula, por Joseph Blatter e Ricardo Teixeira, que presidem a Fifa e a CBF respectivamente, refere-se a R$ 35 bilhões calculados pela Fundação Getúlio Vargas. Se este for realmente o custo, equivaleria a duas vezes e mais 30% de todo o Orçamento para a Educação.

Não tenho dúvida que muito dinheiro será desperdiçado. Quem não se lembra dos gastos do Pan no Rio em 2007. Foi usado dinheiro do Ministério do Esporte, da Prefeitura do Rio e do governo fluminense. Nem o TCU - Tribunal de Contas da União, cumpre o mínimo dever legal e público de divulgar suas constatações. Foi feito um levantamento inicial mas o relatório final ainda estamos aguardando. Muito dinheiro foi "torrado". Inicialmente orçado em R$ 500 milhões, o Pan chegou a mágica quantia de 4 bilhões de reais.

O que o TCU espera para divulgar um parecer final? Será que a candidatura da cidade do Rio de Janeiro para as Olímpiadas terá sua imagem manchada?

http://portal2.tcu.gov.br/portal/page/portal/TCU/imprensa/noticias/noticias_arquivos/Pan.doc

Vale ressaltar porém que a Copa Do Mundo não está completamente garantida. Não existe um decreto ou lei que obrigue a Fifa a garantir a realização do torneio no país. A organização pode nomear outro país como sede se o Brasil não cumprir várias obrigações que estão no caderno de encargos.

Caso isso aconteça, pode acontecer com o nosso país o mesmo que ocorreu com a Colômbia. Em 1986, o país perdeu a candidatura para o México justificando que não tinha dinheiro para terminar as obras necessárias à criação da infra-estrutura exigida pela Fifa.

Agora ficam algumas perguntas na minha cabeça:
O trabalhador que se mata no cotidiano terá a oportunidade de ir assistir a nossa seleção por um preço justo?

Acho difícil.

O desprezo por áreas carentes e que necessitam urgentemente de investimentos vai ficar de lado com as gastanças em torno da Copa?

Acho bem possível, mas espero que não.

A única certeza que tenho é que ainda terei muito o que escrever sobre este assunto nos próximos 5 anos.



Fontes:
Jornal "O Globo"
Jornal Estado de São Paulo
Jornal Folha de São Paulo
Espn Brasil
Rádio Bandnews FM
Lancenet.com.br Follow Fabricio_blog on Twitter

5 comentários:

Eline Emanoeli disse...

Oiii.
Adorei seu blog, trata dos assuntos que eu mais adoro!
Vou te add nos meus favoritos ^^
Passarei sempre por aqui \o/

É, haverá gastos astronômicos por conta da copa mesmo, tem seus pontos positivos e negativos... mas tudo bem, temos tempo até 2014 pra analisar (e muito bem) a situação toda. Não que isso vá influenciar em algo nas obras, mas o que é mais importante do que cidadãos conscientes que gostam de debater e entender as barbaridades realizadas pelo governo?!

Beijos.

Vitor disse...

Paõ e circo. No caso, deixa o pão para lá, dê apenas o circo, o entretenimento... O povo esquece, nem lembra que tem de comer...

Bianca Mól disse...

meu deus...35 bilhões? ok, fiquei pasma. ainda mais com a comparação com os gastos com a educação...

sério, isso vai seguir mesmo o rumo do pan aqui do rio. e sabe o que é o pior? o político responsável pelas finanças dessa época aqui do estado era o Eduardo Paes...que hoje é prefeito da cidade...ahah

esses fatos me dão medo! no mínimo!
beijos!

Humberto Camargo disse...

Os gastos são extratosféricos, e o governo investe nosso dinheiro à nossa revelia, e sabemos que os desvios de verba não são pequenos.
A ideia de que este "INVESTIMENTO" nos trará retorno posterior, é a mesma coisa do só vou por a cabecinha.
Dinheiro público é para investir em saúde, saneamento, segurança e EDUCAÇÃO para esse povo que nem sabe que está na m_ _ _ _!

kecia disse...

é incrivel a realidade.. quem nao tem sonha neh??

Vai sonhando galinada!!

ps.Depois anexo meu comentario sobre a excelente matéria ainda que com um péssimo video!!!