domingo, 25 de janeiro de 2009

Um táxi para a escuridão

Fui assistir ao documentário "Um Táxi para a Escuridão" que estreou este fim de semana no Brasil.

O longa dirigido por, Alex Gibney, dá enfâse ao caso do taxista afegão Dilawar, 22, que em 2002, transportava três passageiros quando foi capturado e levado á prisão americana de Bragam, no Afeganistão. Sem nunca ter sido acusado de crime nenhum, o jovem foi torturado até a morte.

O caso de Dilawar é o fio condutor para explicar os métodos de tortura usados pelos EUA nas prisões de Bagram, Abu Ghraib, no Iraque, e Guantánamo, em Cuba, sob orientação dos altos escalões do governo Bush.

Com o ponto de vista de diversas entrevistas, e provas, "Táxi para a Escuridão" é impactante e forte, mas retrata somente a realidade, com cenas e fotos chocantes do abuso dos americanos.

Em São Paulo, o documentário está em cartaz no Unibanco Arteplex 8 - 16h, 20h. Rua Frei Caneca, 569. Confiram o trailer abaixo:

Follow Fabricio_blog on Twitter

6 comentários:

Anônimo disse...

Esse trailer é lokoo em manow! Vou ver se vejo. Tá em uma sala só na cidade inteira? Procurei pra te contestar e nem achei.hahaha
Se pans é melhor esperar o dvd. haha
falou manow

Unknown disse...

Parece muito bom! ótima dica!
abraço

Anônimo disse...

Na guerra contra o "terror" os EUA acabaram se tornando os grandes terroristas e bandidos. Quero muito assistir!! Boa!!

bjs

Caio Coletti disse...

parece muito relevante esse documentário... vou dar um jeito de assistir, jah q o cinema da minha cidade naum vai passar... mto legal seu blog! abç

Bianca Mól disse...

nossa! gostei muito! vou tentar ver por esses dias...eu fico pasma com as atrocidades que cometiam durante a gestão do Bush...não sendo reducionista, claro, porque elas sempre aconteceram..só que num contexto político tão catastrófico como o deixado por esse aí..as coisas acabam ficando mais evidentes né?
gostei muito daqui! voltarei mais vezes. =]
beijos

Fabrício Amorim disse...

Juninho,
Temos sorte de não ter o documentário lançado diretamente em DVD; Você sabe como funciona o cinema.

O melhor filme de 2008, Ensaio sobre a Cegueira, ficou em cartaz nas principais salas somente uma semana. Aí sem muita bilheteria acaba "rebaixado" para salas mais alternativas.

Não tem jeito. Neste país assistir a "Penetras bons de bico" é muito mais rentável para eles do que fracassar com um filme considerado "alternativo";
Paciência, né!